Os Tipos de Queijo
em Portugal
-
Queijo Terrincho
Proveniente da zona de Bragança, é fabricado com leite de ovelha. É um queijo curado, semi-mole, com um sabor suave no paladar. A maturação dura no mínimo 30 dias, podendo estender-se até aos 90, resultando um queijo mais encorpado.
-
Queijo de Cabra Transmontano
É um queijo de aroma agradável e intenso e um sabor ligeiramente picante. É obtido a partir do leite cru de cabra de raça serrana. Tem uma pasta muito dura e uma cor branca uniforme.
-
Queijo Serra da Estrela
Julga-se ser o mais antigo tipo de queijo português, e é dos mais aclamados a nível mundial. Com origem no leite das ovelhas que pastam na Serra da Estrela, é um queijo de pasta semi mole, ligeiramente amanteigada.
-
Queijo Rabaçal
É um queijo produzido a partir de leite de ovelha e cabra, semi-duro, com uma pasta de cor branca ou ligeiramente amarelada. Tem um teor de humidade entre 50% e 60%. É proveniente do concelho de Penela.
-
Queijo da Beira Baixa
Esta região DOP engloba o Queijo de Castelo Branco, o Queijo Picante da Beira Baixa e o Queijo Amarelo da Beira Baixa. São queijos produzidos a partir de leite de ovelhas que pastam ao ar livre todo o ano.
-
Queijo Nisa
Apesar do nome, este é um queijo também produzido em Castelo de Vide, Portalegre, Crato, Marvão e outros concelhos próximos. É produzido apenas com leite de ovelha, sendo um queijo semi-curado. A sua casca vai endurecendo com o tempo, intensificando o seu aroma.
-
Queijo Azeitão
Habitualmente apresentado em papel vegetal, tem uma pasta mole, aroma e sabor semelhante aos do Queijo da Serra. Apesar do seu nome, a sua produção acontece na Quinta do Anjo, próxima de Palmela.
-
Queijo de Évora
É um queijo curado, duro ou semi-duro de cor amarelada, que escurece em contacto com o ar. Tem um sabor um pouco acidulado e ligeiramente picante.
Visualmente distingue-se pela sua crosta lisa ou pouco rugosa. É produzido apenas com leite de Ovelha. -
Queijo de Serpa
Um queijo de ovelha curado, de pasta semi-mole e amanteigado. É produzido através de uma infusão de cardo e guardado por, no mínimo, 30 dias nas queijarias.
-
Queijo do Pico
É nos prados verdes dos Açores que tem origem o sabor pronunciado e ligeiramente salgado deste queijo. Produzido com leite de vaca cru, é um queijo curado obtido através dos esgotamento demorado da coalhada.
-
Queijo São Jorge
É um queijo de curado, de consistência firme, pasta amarelada, dura ou semi-dura. Apresenta uma forma circular, tipo roda. Tem um sabor intenso e picante, que se vai acentuando ao longo do tempo.